Ventosa e Moxa

9 outubro 2013, Comentários: Comentários desativados em Ventosa e Moxa

A Ventosa e a Moxa são técnicas utilizadas na Medicina Tradicional Chinesa, baseadas nos princípios e conhecimento dos meridianos de energia da acupuntura. Na técnica da Ventosa (ou ventosaterapia) são utilizados copos especiais de sucção para gerar uma pressão negativa que aumenta o metabolismo e estimula o corpo. Enquanto na técnica da Moxa ou Moxabustão é utilizada uma fonte de calor para desobstruir pontos ou regiões do corpo que estejam bloqueados. Seguem mais informações sobre as técnicas:

 

Moxa

Na moxa são utilizadas fontes de calor (sem queimaduras) que desobstruem pontos de dor, frio e tensão liberando a circulação da energia do corpo. Tradicionalmente são utilizados bastões de artemísia para aquecer os pontos mas, atualmente, na clínica Cura Acupuntura, também utilizamos aparelhos recursos mais modernos, como os que estão sendo usados nos EUA, Europa, China e Japão.

O calor pode ser conduzido por meio da agulha de acupuntura ou simplesmente pela aproximação da pele. O calor da moxa remove bloqueios de energia e do sangue que obstruem o fluxo de energia pelos meridianos. Ele elimina a umidade e o frio que promovem disfunções no organismo, equilibrando a energia Yin/Yang, aumentando a longevidade e vitalidade.

A aplicação da moxabustão é eficaz para: fadigas, dores em geral (lombalgias, lesões e tendinites), enfermidades crônicas, debilidade do organismo, doenças degenerativas (artroses), problemas de idosos, crianças, atletas… Muito utilizada na prevenção de doenças e em casos em que eventualmente as agulhas não possam ser usadas na manutenção da saúde.

 

Ventosa

Esta forma de terapia foi utilizada desde tempos remotos por quase todas as civilizações, em especial pela: a européia, a oriental, a africana e alguns povos indígenas. Por sua eficácia comprovada é usada até hoje em vários países e centros médicos de todo o mundo.

As ventosas são colocadas sobre a pele, produzindo uma pressão negativa através de uma campânula de vidro ou plástico que produz um vácuo pela eliminação do ar no seu interior. Serve para drenar as impurezas do sangue que está oxidado e intoxicado,

Baseada na acupuntura, a ventosaterapia esta fundamentada na percepção de que a resistência do corpo contra determinados males pode ser maximizada induzindo um aumento do metabolismo. A aplicação de ventosas em diversos pontos de tensão trazem, além do seu poder curativo, um enorme relaxamento.

A ventosa tem a propriedade de limpar as toxinas acumuladas. Elas geram estagnação nos músculos das costas ou nas articulações. E são, comprovadamente, um dos elementos causadores de doenças.

São indicadas para diversas doenças: fibromialgia, alívio de dores musculares, gastrite, melhora no sistema circulatório, gripes e resfriados, pressão alta ou baixa, dores nas costas, stress, lombalgias, bem como todo o tipo de dor e incomodo muscular.

A Ventosa também é muito utilizada para fins estéticos como a redução de celulite e gordura localizada, através de ativação da circulação sanguínea e linfática, reduzindo a retenção de líquidos no organismo feminino.

As ventosas e as moxas são muito eficazes e podem ser associadas com a massagem, acupuntura ou qualquer outra técnica de tratamento de saúde.

 

Nossos especialistas têm formação Internacional em Medicina Chinesa e estão preparados para tirarem suas dúvidas e determinar quais são as melhores técnicas para você. Sinta-se livre para nos procurar em caso de qualquer dúvida ou necessidade.

Estamos localizados em Brasília – DF, na Asa Norte e estamos a sua disposição!